terça-feira, 11 de março de 2014

Casas inteligentes, carros, eletrodomésticos inteligentes: Os consumidores estão preparados?

smartQuando você era jovem, você já imaginou como o futuro poderia se parecer? Você pensava que estaria deixando seus filhos na escola com uma minivan voadora? No futuro, talvez a velha pergunta diária – O que eu vou vestir hoje? – pode não existir mais por conta de seu “closet inteligente”, que planeja digitalmente o seu guarda-roupas semanal e envia uma notificação para suas  lentes de contato inteligente, tudo enquanto você escova os dentes.
Ainda que tenhamos um longo caminho antes de carros voadores e closets falantes serem regra, se o Show do Consumidor de Eletrônicos (Consumer Eletronics Show, CES), deste ano é algum indicador do que podemos esperar nós próximos anos, talvez não estejamos tão longe disso. O ponto de discussão da conferência de tecnologia de Las Vegas deriva deste conceito – A Internet das coisas. A Internet não está mais confinada a desktops, tablets ou smartphones; está se expandindo em quase todas as partes da rotina diária dos consumidores e em suas casas. Com o anuncio da Google e sua aquisição da empresa de termostatos inteligentes, Nest, parece provar que casas inteligentes estão definitivamente no horizonte. Smart TVs, sistemas de entretenimento caseiro, eletrodomésticos… Muitos estão no mercado agora mesmo e diversos outros estão para chegar.
Enquanto o cenário tecnológico continua a evoluir e mudar, nós queríamos descobrir como os americanos se sentem à respeito desta crescente tendência. O quão interessados eles estão nestes novos produtos e se eles se sentem preparados para todas essas recentes (e inteligentes!)  inovações dentro e fora de casa? Usando a SurveyMonkey, nós pedimos para 800 consumidores compartilharem o que pensam. Dave Goldberg, parou no programa Bloomberg West para falar com Sam Grobart e Emily Chang sobre os resultados de nossa pesquisa e o estado da tecnologia smart.
Você pode ver a entrevista completa clicando aqui (em inglês) e o que descobrimos abaixo.

Pessoas querem casas inteligentes – mas ainda não estão preparadas para investir nelas.

  • Impressionantes 70% disseram que gostariam de uma casa totalmente conectada.
  • Deste grupo, entretanto, quase um terço não possui nenhum dispositivo inteligente em suas casas atualmente
  • Custo é o principal fator para a hesitação de mais da metade (58%), dizendo que estes dispositivos eram muito caros.
  • Falta de confiança e outro grande motivo para hesitação. 31% não acreditam que eles são entendidos o suficiente e 16% acha que a ideia de casas inteligentes é simplesmente assustadora.

Quais cômodos deveria ser os mais inteligentes?

  • A cozinha deveria ser o cômodo mais inteligente na casa inteira, de acordo com 33% dos respondentes. O mesmo com a sala de estar devido ao influxo de novos consoles de vídeo game como o Xbox, as empresas estão respondendo de acordo.
  • Meros 6% dos consumidores desejaram ter banheiros inteligentes. Hm, quem quer ai uma privada falante?
  • A maioria das pessoas também disseram que eles não usam seus smartphones ou tablets para controlar os dispositivos inteligentes que tem em suas casas.

Os consumidores realmente gostam da ideia de carros conectados.

  • O conceito de carros inteligentes é bem mais fácil para as pessoas aceitarem do que casas inteligentes, já que muitos delas vem usando seus carros como dispositivos inteligentes (47%). Quase três quartos estão interessados em comprar um carro que inclui um sistema operacional iOS ou Android.
  • O conceito de  carros inteligentes é muito mais fácil para as pessoas aceitarem, já que muitos deles já usam seus carros como dispositivo
  • Os respondentes não acham que um carro mais inteligente significa que ele será mais seguro. Aproximadamente 80% deles acreditam que existe algum nível de perigo ao se dirigir um carro com funções inteligentes.
  • E sobre o carro que se dirige sozinho? O pessoal ficou quase dividido em em 50 por 50 com 49% dizendo que eles não querem comprar um e 51% falando querem.
  • As pessoas acreditam que qual carro seja o mais avançado tecnologicamente? Talvez seja surpreendente, a fabricante de carros elétricos Tesla foi a primeira colocada. A Mercedes-Benz em segundo, com BMW e Ford dividindo a última colocação.
E você? Pronto para toda a tecnologia smart dentro e fora de casa? Compartilhe seus pensamentos abaixo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!! Ele é super importante!! Participe!! Você também faz parte deste Blog!!!