sexta-feira, 8 de maio de 2015

Veja os cuidados necessários para comprar um imóvel em leilão

No mercado de compra de imóveis, muita gente investe nos leilões para encontrar propriedades com preços mais baixos que o valor de mercado. Mas o comprador precisa tomar cuidado para não comprar uma dívida.
Esses leilões geralmente estão cheios de pechinchas, mas também de riscos. Até compradores experientes tem problemas. Antes de dar um lance, é preciso checar toda a documentação do imóvel.
Terrenos, sítios, fazendas e até uma sala comercial podem ser arrematados em um leilão.
Proprietário de uma imobiliária, Carlos Berzoti fez patrimônio de leilão em leilão. Há três anos arrematou oito imóveis, mas um ainda está dando dor de cabeça. “Descobri dois anos depois que havia outro processo arquivado de cobrança de condomínio ainda de saldo devedor desta unidade”, conta o proprietário. A dívida de R$ 40 mil está em discussão na Justiça.
O leilão é um meio de adquirir imóveis por um valor abaixo do preço de mercado. Mas essa vantagem está atrelada a riscos. Dívidas de condomínio e IPTU também são transferidas e passam a ser responsabilidade do novo proprietário.
Na maioria, os leilões hoje são digitais. Os imóveis aparecem listados na internet, o que facilita e agiliza a operação. Antes de dar o lance é importante pedir a certidão do imóvel, a certidão negativa de débitos condominiais e a certidão com o histórico de pagamentos do IPTU na prefeitura.
“Se a pessoa arrematar um bem e não tiver ciência de que existe a dívida, está arrematando inclusive a dívida. É um ótimo negócio, consegue arrematar imóveis por valores baixos e depois dá uma reformada e revender por bons valores”, afirma o advogado Fernando Zito.
Além de requisitar as certidões dos imóveis, é preciso também prestar atenção aos editais dos leilões, que já dão detalhes importantes para os candidatos a compradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!! Ele é super importante!! Participe!! Você também faz parte deste Blog!!!