quinta-feira, 7 de maio de 2015

Acerte na decoração de quarto pequeno

Fazer a decoração de quarto pequeno significa aproveitar todos os cantos do ambiente e caprichar nos detalhes. O primeiro passo é conferir as medidas do espaço e, somente depois, pensar sobre a escolha do mobiliário. É essencial evitar o excesso de móveis e garantir a boa circulação dos moradores, usando peças de tamanho adequado.
decoração de quarto pequeno cama
Deixe a cama encostada na parede para ganhar espaço (Fotos: Shutterstock)
Cuide principalmente de acertar a dimensão da cama. Afinal, modelos king size podem acabar com a sensação de amplitude. O recomendado é ter uma área mínima de 70 cm ao redor do móvel. “Escolher itens grandes é algo que compromete a circulação no ambiente, além do desconforto de poderem causar acidentes e esbarrões”, afirma Marcello Sesso, arquiteto.
decoração de quarto pequeno espaço
O recomendado é deixar uma área mínima de 70 cm ao redor da cama
Invista em peças compactas na decoração e dê preferência aos modelos multiuso. Móveis como pufes, bancos, nichos e baús são boas opções.
Não hesite ainda na retirada de itens que ocupem muito espaço no quarto. Um exemplo é o criado-mudo. O móvel pode ser substituído por prateleiras na parede ou marcar presença somente em um lado da cama.Escrivaninhas, racks e cômodas também podem ser retirados da decoração.
decoração de quarto pequeno com nichos
Nichos dão leveza e funcionalidade ao quarto pequeno
Existe um recurso bastante eficiente na arrumação de quartos pequenos: armário planejado. A medida permite aproveitar cada centímetro do local, incluindo quinas e até mesmo corredores (quando portas de correr estão presentes). Mas fique atento com o uso de armários embutidos. Eles consomem espaço e podem deixar o quarto ainda menor.
A saída na hora ganhar a sensação de amplitude é deixar a cama encostada na parede e investir em camas-box com espaço interno para sapatos, roupas de cama e até livros. Outra opção interessante é usar beliches e improvisar, quando possível, uma pequena escrivaninha embaixo da cama superior.
decoração de quarto pequeno com papel de parede
Em um quarto pequeno com poucos móveis, papel de parede pode ganhar destaque e deixar o ambiente decorado sem esforços

Truques de decoração de quarto pequeno

A composição do quarto pode ainda contar com artimanhas visuais. A instalação de espelhos é um delas, pois o recurso da reflexão traz amplitude ao ambiente. Aposte em móveis e portas de armários espelhados, além de faixas de espelho na própria cabeceira da cama.
decoração de quarto pequeno com espelho
Espelhos ajudam a transmitir uma sensação de amplitude no quarto pequeno
Os famosos papéis de parede listrados também são vantajosos. As listras verticais aumentam o tamanho do pé direito e as horizontais transmitem a sensação de um quarto mais largo.
Abuse de tonalidades neutras e claras (cinza, bege, branco) nos móveis e paredes, deixando o colorido para itens como almofadas e roupa de cama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!! Ele é super importante!! Participe!! Você também faz parte deste Blog!!!