terça-feira, 31 de agosto de 2010

CUIDADOS ESSENCIAIS PARA ILUMINAR AMBIENTES

Dicas que auxiliam na escolha de acessórios para a adequada iluminação dos vários ambientes, de acordo com suas funções de uso.

18/08/10, São Paulo, SP - Iluminação não é apenas sinônimo de conforto. Quando bem planejada, estimula as pessoas à leitura, ao trabalho e, dizem especialistas, influencia positivamente até mesmo no humor de ocupantes dos ambientes da casa, escritório, lojas e demais.

Para iluminar adequadamente os diferentes ambientes, é necessário saber escolher peças proporcionais ao espaço, a funcionalidade que se espera da iluminação e, finalmente, como tais acessórios irão compor com os demais elementos da decoração.

Partindo do princípio que cada ambiente exige uma iluminação específica, para caracterizar seu uso e funcionalidade, o gerente de marketing e consultor em projetos da Startec, Walter Fioretto Campagnare, oferece algumas dicas e cuidados essenciais na hora de escolher luminárias para os quartos, corredores e banheiros.

Para esses ambientes, o plafon (que é colocado diretamente no teto) é acessório muito utilizado. Há vários modelos e variedades, que devem ser escolhidos, ressalta Campagnare, conforme os lugares onde serão colocados.

Quartos - “Para os quartos, ambiente pessoal e privativo da casa, a escolha do plafon deve obedecer características que remetam ao aconchego, sensação peculiar desse espaço. Nesse cômodo o plafon pode ser instalado no ponto central do teto, com duas ou três lâmpadas incandescentes. Estas, sendo dimerizadas – proporcionam alterar o interruptor comum por um dimmer, capaz de regular a intensidade de luminosidade do cômodo”, explica Campagnare.

O consultor em projetos de iluminação diz que outra solução para o quarto pode ser o uso de lâmpadas fluorescentes compactas, as quais, comparadas com as incandescentes, além de economizar energia não produzem calor. Campagnare comenta ainda que as lâmpadas de tonalidade amarelo contribuem para criar, naquele ambiente íntimo, um clima de tranqüilidade e de conforto.

Corredores - Usualmente, em relação aos demais ambientes da casa, os corredores são espaços estreitos e confinados. Neles, a iluminação deve ser cuidada para proporcionar boa visibilidade.

“Nos corredores, é aconselhável instalar plafons bem próximos ao teto, com lâmpadas de alta intensidade, como as eletrônicas ou as fluorescentes. Estas iluminam melhor e são mais econômicas. Direcionadas para uma superfície lisa e clara - na qual a luz reflete, são capazes de espalhar a iluminação uniformemente”, ensina Campagnare.

Banheiros - “Os banheiros necessitam de uma atenção especial na hora de escolher os acessórios de iluminação. O recomendado é usar plafons com bases acopladas às cúpulas, que impedem a entrada de vapor e umidade, o que diminui a vida útil das lâmpadas. No entanto, é indicado utilizar lâmpadas incandescentes, pois, nesses tipos de ambientes, as eletrônicas se deterioram com maior facilidade”, finaliza o gerente de marketing e consultor em projetos da Startec, Walter Fioretto Campagnare.

A brasileira Startec, que industrializa produtos nacionais e comercializa também importados, oferece algumas dicas que considera indispensáveis para a boa execução da tarefa de escolher plafons.

Verificar a qualidade dos soquetes e fios utilizados;

Analisar a questão da durabilidade, por meio do acabamento da cúpula de vidro do acessório;

Conferir os procedimentos utilizados na montagem do plafon, pois isso vai indicar a facilidade ou dificuldade de manutenção do produto;

Prestar muita atenção na compatibilidade da lâmpada a ser utilizada, de acordo com a indicação do fabricante e, por fim, procurar sempre por produtos de empresas conceituadas no segmento de iluminação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!! Ele é super importante!! Participe!! Você também faz parte deste Blog!!!