sábado, 5 de dezembro de 2009

Escolhendo a cor certa

Se você quer fazer uma transformação na sua casa sem ter que mudar móveis, tapetes, cortinas, é hora de repaginar as paredes.
E para isso não é preciso gastar uma fortuna, com algumas latas de tinta e um pouco de criatividade, sua casa pode sofrer uma transformação radical.
Uma das tarefas mais difíceis é escolher a cor certa da tinta para pintura. Todas as cores são bem-vindas, desde que tragam harmonia ao ambiente. Confira algumas orientações que podem ajudar.

Escolher a tinta apropriada não é complicado, mas existem algumas nuances perigosas. É importante saber qual o tipo de superfície que deseja pintar, o desgaste e o aspecto final que deseja obter. Por isso antes de você sair pintando a sua casa, é bom testar a cor. Compre uma pequena amostra da tinta e pinte um pouco da parede, não confie apenas nas cores dos catálogos, elas são semelhantes ao resultado final, mas tudo varia com a luz que incide sobre a parede pintada. Pintem cerca de um metro quadrado de uma das paredes da divisão e deixe secar, pois a cor tende sempre a ficar mais escura depois de seca. Posteriormente, observe durante o dia, e à noite, com iluminação artificial, para verificar se a cor ficou como o resultado esperado.
Quando falamos em mudar a nossa casa, pensamos logo em iniciar pela sala, realmente e um ponto chave da casa. Sendo este um lugar acolhedor, ideal para reunir toda a família e receber as visitas.Por isso prefira as cores mais vibrantes e alegres. Evite usar cores fortes juntas. Se pintar uma parede usando uma cor forte, compense as outras com uma cor mais clara. Aposte também na composição de tons, utilize apenas uma cor e varie seus tons mais claros com os mais escuros.

Os quartos, são ambientes de descanso e relaxamento, por isso pedem cores mais suaves e tons pastéis. O branco é a opção mais tradicional, mas pode ser misturado a cores leves. As paredes claras facilitam a combinação com outras cores e ressaltam os objetos de decoração.
A pintura da cozinha precisa passar a idéia de limpeza, mas não precisa ser sem graça. Detalhes em cores fortes como vermelho, laranja e amarelo tem efeito estimulante. A cozinha fica ainda mais viva se receber bastante luz natural.
Na pintura de banheiro, fuja das cores escuras. O branco transmite uma sensação de higiene, mas não é a única alternativa.
Os cômodos usados como local de estudo ou trabalho precisam ser bem iluminados, evite cores escuras ou berrantes.
Se você ainda tiver dúvidas, as lojas especializadas já contam com recursos que podem facilitar a escolha. Além dos catálogos de cores, existem simuladores onde o cliente pode criar diferentes combinações de cores para paredes de qualquer cômodo.

Mesmo assim se restar indecisão opte por uma cor simples e calma. O azul ou lilás em tons mais claros é ótimo para criar um local calmo, e nada como uma casa calma para acompanhar uma vida harmoniosa. Mesmo que o azul ou lilás não seja a cor favorita, é quase sempre uma cor segura, e agradável aos olhos de um homem e de uma mulher. Na realidade é a cor mais consensual, considerando que o branco não é verdadeiramente uma cor.
Agora só que pesquisar bem nas lojas de tintas e mudar completamente a cara da sua casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!! Ele é super importante!! Participe!! Você também faz parte deste Blog!!!