sábado, 1 de agosto de 2009

Dicas e segredos pra ser um bom vendedor

A profissão está em alta e tem até gente que mudou de carreira para receber um salário melhor. Saiba como ganhar dinheiro valendo-se do seu talento.

“Às vezes a gente nem abre a porta! Porque a gente olha e foge logo viu!”, diz uma senhora.

“Incomoda bastante. Eles chegam insistindo”, diz um senhor.

Todo mundo um dia já precisou de algum deles. Na loja, em casa, nas ruas, uma profissão tão antiga quanto importante. Mas não vai achando que é fácil ser um vendedor.

No mercado, você pode ser um profissional autônomo ou um funcionário que venda um certo produto para uma empresa.

Algumas características são essenciais: um bom vendedor não pode ser tímido. Tem que ser simpático, gostar de se relacionar com as pessoas, ter capacidade para negociar, argumentar e também tem que ter muito pique para trabalhar, e dependendo da empresa tem até que falar um outro idioma.

“Nunca se valorizou tanto um vendedor como agora. Justamente pela complexidade que estão exigindo dele. A política de remuneração tem sido mais agressiva", diz Milton Pereira, diretor de desenvolvimento.

Valorizado e, às vezes, recompensado. Maria Célia com sua experiência de 15 anos de trabalho foi a campeã de vendas do ano passado de uma empresa que oferece produtos e serviços ao comércio. Foi a melhor entre 500 colegas.

“Persistência. Persistência é o sucesso. Não desistir de nenhuma oportunidade no mercado. E correr sempre atrás do resultado”, diz Maria Célia Viana, vendedor.

O destaque de vendas de 2009 mostrou que para ser vendedor, muito melhor o talento do que a experiência. Fernando só está na área há três anos.

“O mercado é muito dinâmico, cada hora entra uma questão nova. Uma hora é a crise outra hora é o governo. Várias situações que ocorrem, que tornam nosso trabalho desafiador e encantador. É por isso que eu gosto dele”, comenta Fernando, vendedor.

Tem gente que acha que eles são chatos, às vezes nem escutam direito o que eles têm para dizer, mas os vendedores que todos os dias saem de casa vão as ruas até a porta da sua casa estão em alta.

Depois de trabalhar dez anos no banco, Fernando decidiu mudar. Hoje o trabalho dele é andar de casa em casa. Tentar convencer as pessoas a comprar suco de uma empresa multinacional.

Mas uma coisa é certa: saiu do banco, mas não ficou longe do dinheiro. Chega a tirar, às vezes, cinco vezes mais do que ganhava antes.

Pergunta para ele se ficou arrependido da escolha que fez? “Não tenho chefe, trabalho o dia que eu quiser. Se eu quiser um dia folgar, se tiver alguns problemas para resolver, por exemplo, eu consigo fazer isso. Então eu acho que o que mudou foi a liberdade, não só a questão financeira, que hoje eu ganho bem do que eu ganhava quando eu era bancário”. Fernando Parpinelli, vendedor

“Vou ser bem sincera. Eu adoro. Não sou de sair para fazer shopping, supermercado pra mim é obrigação. Se uma pessoa vem na minha casa ou no meu escritório facilita muito. Tenho várias pessoas que me vendem coisas na minha casa”, declara uma cliente.

Ser vendedor não é fácil e para subir na carreira exige muito estudo. “Cursos básicos, eu diria que hoje a introdução a vendas, são aqueles cursos clássicos de negociação, técnica de vendas, comunicação, argumentação, porém o vendedor, na prática ele tem que vivenciar e conhecer muito bem os produtos. E ser um ótimo articulador interno com as áreas de suporte, principalmente, a área de tecnologia, porque é ela que vai garantir o delivery, a entrega do produto para o cliente”, explica Milton Pereira, diretor de desenvolvimento.

www.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!! Ele é super importante!! Participe!! Você também faz parte deste Blog!!!