sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Os erros mais comuns cometidos com a esponja de lavar louça

Veja a lista e mude de hábitos para cuidar da saúde da sua família

Apesar de ser usada para uma atividade de limpeza, a esponja de lavar louça é um dos utensílios mais nocivos da cozinha, junto com a tábua de madeira. A verdade é que a forma e o tempo com que você a utiliza, e até seu local de armazenamento, fazem toda a diferença não só na higienização da louça, mas diretamente na sua saúde e da sua família.

Segundo Renato Ticoulat, Diretor de Novos Negócios do Limpeza com Zelo, “a esponja de cozinha pode conter até 200 vezes mais germes e bactérias do que o assento sanitário”. 

Então, se até agora você não prestava atenção a este assunto, trazemos alguns erros comuns cometidos com o objeto para você poder corrigir já!
Esponja de lavar louça
A verdade é que a forma e o tempo com que você a utiliza, e até seu local de
armazenamento, fazem toda a diferença (Foto: Shutterstock)

 

Não limpar a esponja

Pode parecer estranho ler que você deve limpar uma esponja de limpeza, certo? Mas, sim, e isso deve ser feito com mais frequência do que você imagina, conforme explica Renato: “as esponjas devem ser lavadas em água com temperatura superior a 60 ºC, para matar os germes, e isso deve ser feito regularmente, de preferência todos os dias”.

Outro truque é submergir o item em uma mistura de duas colheres de sopa de água sanitária com um litro de água por dez minutos. Depois enxaguar e deixar secar em um local sem umidade.

Tudo isso deve ser feito pelo simples fato de que os resíduos alimentares causam um grande acúmulo de bactérias nas esponjas. Essas bactérias são conhecidas como retorcidas e podem, inclusive, causar danos graves à saúde.

 

Usar a esponja além do tempo indicado

Você se lembra quando foi que colocou na pia a esponja que está lá atualmente? Não? Pois é, é muito comum as pessoas passaram semanas e até um mês inteiro com a mesma esponja lavando louça. Renato Ticoulat esclarece: “a vida útil de uma esponja é de uma semana de uso contínuo”. Após este período, tanto ela como panos de pia devem ser substituídos por novos, mesmo que durante o período de uso eles tenham sido desinfetados da forma correta.

Hoje, o mercado já conta com algumas novidades que garantem a eliminação das bactérias presentes no objeto até o fim do uso, mas ela ainda precisa ser trocada constantemente.
Esponja de lavar louça velha
Os resíduos alimentares causam um grande acúmulo de bactérias nas esponjas (Foto: Shutterstock)

 

Armazenar a esponja no lugar errado

Sabe aquele porta-utensílios de pia que as marcas insistem em fazer um espaço especial para o sabão em barra e nós insistimos em guardar a esponja junto? Ele simplesmente não deveria existir, pois o sabão em barra é capaz de levar ainda mais bactérias para a esponja e para a louça, já que – diferente do detergente líquido – ele não possui ação bactericida.

Além disso, o melhor é guardar o objeto bem longe do sabão em barra: “enxaguar bem a esponja em água corrente até parar de sair espuma, depois torcê-la bem para deixá-la seca e aí sim guardar em local seco para escorrer o resto de água”, detalha Renato Ticoulat, é a melhor forma de armazenar.

 

Usar a esponja para diferentes finalidades

Se o seu filho, sem querer, encharcou a esponja de lavar louça com produto de limpeza para limpar alguma parte do quarto dele, por exemplo, não adianta desinfetá-la em nenhuma condição, a esponja deve ser substituída. Inclusive, o ideal é que as foram utilizadas em algum momento para lavar louça não sejam remanejadas para alguma outra função, pois já estão com acúmulo de bactérias do acúmulo de alimentos.

A dica é: quando comprar um pacote de esponjas, indique uma para cada função de limpeza da casa e encontre uma forma clara de classificá-las, para que todos da família entendam para que servem; pode ser uma etiqueta, um saquinho ziploc, etc.
Esponja de lavar louça erros
Quando comprar um pacote de esponjas, indique uma para cada função de limpeza da casa e encontre uma forma clara de classificá-las (Foto: Shutterstock)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!! Ele é super importante!! Participe!! Você também faz parte deste Blog!!!