quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Reforma prioriza cores vibrantes e poucos móveis

A luz natural, além de tornar os ambientes mais agradáveis, também contribui para nosso bem estar trazendo inúmeros benefícios para a saúde. Os raios solares ajudam na produção de vitamina D, são estimulantes e promovem a alegria, além de manter nossa casa longe de mofo e dos ácaros. E ainda não podemos esquecer do fato de que um ambiente bem iluminado naturalmente dispensa a necessidade de utilização de luz artificial durante o dia o que pode significar a diminuição no consumo de energia elétrica. Hoje propomos algumas dicas para você fazer com que a luz natural invada a sua casa, sendo assim, se você esta planejando construir, reformar ou apenas fazer alguns ajustes não perca essas dicas. Abra a janela e deixe a luz entrar!

 

Espaços integrados e iluminados

Um dos artifícios mais utilizados para que a luz natural flua pelos ambientes da casa é derrubar as paredes, sempre que possível, integrando os espaços. Hoje em dia é um recurso que vem sendo muito utilizado em projetos de arquitetura e decoração devido ao bonito resultado principalmente em apartamentos muito pequenos. Integrar os cômodos de uso comum como a cozinha, a sala de jantar e de TV criando um só ambiente intercomunicado fara com que os espaços, antes mais escuros como a cozinha e sala de jantar, receba a mesma iluminação que a sala de TV ou de estar onde as janelas costumam ser mais amplas. Além disso esse recurso também torna os cômodos mais funcionais, modernos e versáteis.

 

Paredes, portas e divisórias de vidro

Se a ideia de derrubar as paredes te agrada mas ainda assim você prefere que os espaços não sejam tão comunicados, ainda existe a possibilidade de criar barreiras através de paredes, divisórias e portas de vidro. Esse recurso além de ser bonito também permite que a luz atravesse de um cômodo à outro criando diferentes intensidades de iluminação de acordo com a orientação do espaço e hora do dia. Esse recurso também é uma ótima opção para unir outros tipos de ambientes como por exemplo um escritório com a sala, o banheiro com o dormitório e até mesmo uma grande varanda com a sala de estar. Se você mora em casa com quintal ou patio interior aproveite a iluminação natural desses espaços através de portas de vidros, além de iluminar o interior da sua casa ganhara uma bonita vista para o exterior.

 

Cores, móveis e complementos

Algumas cores podem ajudar na missão de difundir a luz que entra do exterior para dentro da sua casa. Abuse das tonalidades claras nas paredes, móveis e piso, dessa maneira você criará o efeito de luz refletida que acaba sendo distribuída por todo o comodo. Preste atenção também nós móveis escolhidos, os de grandes dimensões e em tons escuros costumam absorver muito luz carregando o ambiente. Tente posicionar os móveis de maneira que não obstruam a passagem da luz e seu percurso no interior de casa, para isso escolha móveis baixos, compactos, com pés e até mesmo os de efeito transparente como vidro e acrílico, fuja das estantes e armários muito altos ou procure mantê-los posicionados na parede. Os espelhos também podem ser ótimos aliados na hora de refletir a luz que entra na sua casa para todo o resto do cômodo, para isso eles devem ser colocados de frente para as janelas. E por último as cortinas, promover a luz natural no interior da casa deve ser bem pensado e também dosado porque corremos o risco de criar um super aquecimento quando promovemos a entrada de luz, portanto é indispensável o uso de cortinas e até mesmo toldos e pergolados para proteger os cômodos nas horas de sol mais intensas.

 

Cobertura Zenital

Chamamos de cobertura zenital toda a iluminação que vem de cima como as claraboias, coberturas transparentes e poços de luz. Podem ser realizadas através de telhas e materiais de policarbonato que são ideias para jardins de inverno, piscinas cobertas e decks e também através de claraboias de vidros indicadas para ambientes fechados e estreitos como por exemplo os corredores e escadas. É uma forma charmosa de fazer com que a luz invada os espaços mais escuros onde a colocação de janelas para o exterior é algo impossível. A instalação desse recurso requer de um bom planejamento e de um serviço de qualidade para evitar infiltrações e danos na estrutura.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!! Ele é super importante!! Participe!! Você também faz parte deste Blog!!!