quinta-feira, 18 de junho de 2015

Lareira para todos os gostos e bolsos

Lareiras deixam o ambiente mais aconchegante, principalmente em dias de frio (Foto: Shutterstock)
Lareiras deixam o ambiente mais aconchegante, principalmente em dias de frio (Foto: Shutterstock)
Já pensou que delícia chegar em casa, apertar um botão e ter sua lareira funcionando?
Além de tornar o ambiente mais aconchegante nas noites frias, ela deixa o espaço sofisticado e moderno e, mesmo desligada, compõe a decoração com requinte.
Com a ajuda da tecnologia, o produto foi adaptado para que pudesse se integrar a qualquer tipo de projeto, inclusive em apartamentos. A peça se tornou muito mais prática e versátil, mas não deixou de lado o seu charme. Podem ser utilizados vários tipos de acabamentos, deixando-as com aspecto mais moderno ou mais clássico.
Antigamente, ter uma lareira era algo que só se via em imóveis grandes, principalmente nas casas. Hoje em dia existem diversas opções de lareiras para todos os gostos e bolsos.
Projeto de lareira tradicional, a lenha, da designer de interiores Marília Veiga (Fotos: Divulgação/Marília Veiga)
Projeto de lareira tradicional, a lenha, da designer de interiores Marília Veiga (Fotos: Divulgação/Marília Veiga)
Segundo a designer de interiores Marília Veiga, existem três tipos principais. A tradicional a lenha, a que usa gás de rua e a ecológica, que usa fluidos. Há ainda a opção da lareira elétrica.
“A lareira tradicional exige uma infraestrutura maior. É preciso haver uma chaminé ou duto por onde a fumaça é liberada”, explica. Em apartamentos, normalmente essa estrutura já é entregue pela construtora. O que varia é o acabamento externo. Internamente, há tijolos refratários que são próprios para as altas temperaturas. Os acabamentos podem ser os mais diversos, como mármore, madeira ou mesmo inox.
“Eu particularmente gosto muito do mármore e da madeira de demolição. Tudo vai depender do tipo de projeto. O mais importante é sempre respeitar a questão técnica para utilizar o material adequado”, diz a designer.
A designer de interiores Renata Florenzano lembra que as lareiras a lenha, além de serem clássicas, preservam o cheiro do pinho e os tradicionais estalos da madeira.
Lareira a gás é ótima para apartamentos pela facilidade. Projeto de Marília Veiga
Lareira a gás é ótima para apartamentos pela facilidade
Lareira a gás – Marília Veiga conta que a lareira a gás ganhou muita força nos últimos anos pela praticidade. “Você consegue ligar na hora que quiser, além de ajustar a altura da chama e consequentemente, a temperatura. Quanto aos acabamentos, fica muito parecida com a tradicional, com a vantagem de não precisar ter chaminé. Muitas pessoas optam por esse tipo por uma questão estética. A limitação é que o local precisa ser servido pelo gás de rua”, orienta.
Na opinião de Renata, as lareiras a gás são ideais para os apartamentos, pois não fazem sujeira e nem fumaça e não é necessária a tubulação vertical de exaustão. É necessário apenas um ponto de gás no local escolhido colocar a lareira.
A designer de interiores Márcia Paixão reforça que esse tipo de lareira permite o aquecimento do ambiente com apenas um clique no controle remoto.
Lareira ecológica não emite odor e possui um design diferenciado
Lareira ecológica não emite odor e possui um design diferenciado
Lareiras ecológicas – A terceira opção, que também tem tido muita procura, é a lareira ecológica. Segundo Marcia Paixão, ela não utiliza lenha e é aquecida por meio da combustão de bioetanol. “Não precisa de chaminé, não emite odor, além de possuir design sofisticado e tamanho reduzido.”
Marília diz que uma das vantagens é que existem diversos tamanhos. “Algumas são soltas, como se fossem objetos. Podem ser usadas de diversas formas e têm preços bem acessíveis”, complementa a designer.
Lareira elétrica também se tornou uma boa opção de projeto
Lareira elétrica também se tornou uma boa opção de projeto
Elétricas – Finalmente, as lareiras elétricas são aquecedores de ar, com telas de LCD que exibem chamas com efeito 3D que podem ser controladas remotamente, segundo Marcia.
Renata complementa explicando que a vantagem da lareira elétrica é o sistema de manuseio, por meio de interruptor ou controle remoto. “A lareira elétrica não tem fogo, conta com o mesmo sistema dos aquecedores, sendo necessária apenas uma tomada.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!! Ele é super importante!! Participe!! Você também faz parte deste Blog!!!