quinta-feira, 21 de maio de 2015

Veja como organizar a casa em 30 minutos

Estudar, trabalhar, praticar exercícios físicos, sair com os amigos… Com um dia a dia tão cheio de tarefas, nem sempre é possível dar conta de tudo da forma como gostaríamos – manter o lar em ordem, por exemplo, muitas vezes acaba ficando de lado na lista de prioridades.
como organizar a casa
Veja dicas para fazer a organização da casa em 30 minutos (Fotos: Shutterstock)

Para evitar que você se perca em meio à bagunça, a personal organizer Simone Serrano ensina a organizar a casa em apenas 30 minutos.
Seguindo as dicas, você estará arrumando os cinco cantinhos mais propícios ao acúmulo de objetos. E o programa deve ser mantido até que se torne um hábito: “Programe a atividade para alguns dias da semana até que se torne um método automático e, com isso, a organização passe a ser um processo consistente”, indica a profissional.


Veja como organizar a casa em meia hora

Pia
Escolha qualquer pia da sua casa, pois se existem armários embaixo ou em cima dela, provavelmente, terá desordem. No banheiro, faça uma faxina nos produtos de higiene e beleza que já estão vencidos ou vazios.
Na cozinha, por sua vez, descarte esponjas velhas e frascos vazios, encaminhe óleos usados para reciclagem, revise os utensílios e panelas e veja se algum item já não serve mais.
como organizar a casa rapidamente
Evite acúmulo de sujeira e de produtos na pia da cozinha
Depois disso, reveja o que sobrou e planeje a melhor forma de organizar os elementos. Isso vai facilitar a sua rotina e evitar a compra de produtos em duplicidade. Invista, ainda, em algumas caixas ou cestos organizadores para manter tudo no lugar e facilitar o uso diário.

Gavetas do escritório e mesa de trabalho
A sua mesa é um “buraco negro” de papelada e material de escritório? Então, puxe a cadeira, pegue um cesto de lixo e faça a faxina. Jogue fora papéis sem valor e tudo o que não serve mais. E o que sobrou, separe, classifique e guarde em pastas, caixas ou divisórias identificadas. No futuro, quando você precisar de algo, terá mais facilidade em encontrar.
como organizar a casa rapido
Não deixe documentos acumulados na mesa. Guarde tudo em gavetas e pastas organizadoras

Livros
Se você tem uma estante cheia de livros, como uma biblioteca, sabe que o local costuma acumular poeira e, normalmente, acaba desorganizado. Para manter a ordem, separe em caixas aqueles livros que já foram lidos e ou que não quer mais e doe. Esse ato vai deixar sua vida mais leve, desocupar espaço e, ainda, contribuir com a leitura de outras pessoas.
como organizar a casa  facilmente
Os amantes dos livros devem aproveitar as estantes para deixar as obras que mais utilizam no dia-a-dia
Com os exemplares restantes, faça uma divisão por títulos, temas ou categorias (romance, ficção, infantis etc). Mantenha-os em ordem alfabética em sua prateleira ou estante. E, conforme novos livros forem chegando, insira-os em suas respectivas seções e aproveite para rever a limpeza e a organização.

Lavanderia
Normalmente, é onde acumulamos coisas que não têm relação com o ambiente, gerando uma grande desordem. Faça o seguinte: pegue caixas e sacos de lixo para fazer a faxina, separando itens que vão para doação daqueles que vão direto para o lixo ou objetos esquecidos que necessitam de conserto. Jogue fora frascos vazios e materiais de limpeza vencidos, por exemplo. Verifique a situação das vassouras, dos panos e baldes (se estão velhos ou quebrados, faça uma substituição).
como organizar a casa lavanderia
Cestos e armários também foram feitos para a lavanderia
Mantenha no local cestos ou caixas para separar roupas que são para lavar, estão limpas ou precisam ser passadas. Além disso, tenha uma caixa para colocar aqueles itens que ainda não sabe qual destino dar. Quando estiver cheia, é hora de pensar em doar os objetos.

Quarto das crianças ou sala de brinquedos
Esse é um espaço que, naturalmente, abriga uma certa bagunça. Dependendo da idade dos seus filhos, a decisão é sua em envolvê-los ou não nos 30 minutos de organização.
Separe os brinquedos que já não utilizam, destinando-os para a doação, e jogue no lixo aqueles já quebrados. Depois da faxina, classifique o que ficaram para guardá-los agrupados em caixas com identificação clara e lúdica. Assim, as crianças podem fazer a própria organização por tipo de brinquedo (carrinhos , bonecas, brinquedos de montar, jogos e assim por diante).
como organizar a casa brinquedos
Tenha uma caixa destinada para guardar os brinquedos com facilidade
Aproveite a oportunidade para criar um jogo que envolva toda a família. Sempre que precisar, use o momento para ensiná-los a pegar um item e guardá-lo no mesmo lugar depois do uso. Assim, a organização será facilmente mantida com uma brincadeira diária.

Documentos
Não tem filhos? A personal organizer sugere, então, focar nos documentos que guardamos. Muitos deles, como contratos, certidões, declarações de Imposto de Renda, devem ser mantidos por um determinado período. Mantenha-os, portanto em ordem, categorizados e sempre identificados.
Assim, em cada um dos períodos de 30 minutos de organização, foque na limpeza dos papéis de uma categoria: contas, contratos ou documentos pessoais. Descarte aqueles que não necessitam mais de guarda. Uma vez feito isso, a revisão da organização pode ser realizada por semestre ou na virada de ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!! Ele é super importante!! Participe!! Você também faz parte deste Blog!!!