quinta-feira, 9 de abril de 2015

Transforme o quarto de empregada em uma área útil. Veja ideias

Quarto de empregada pode se tornar mais útil e organizado, como um closet para o quarto (Foto: Shutterstock)
Quarto de empregada pode se tornar mais útil e organizado, como um closet para o quarto (Foto: Shutterstock)
Está cada vez mais difícil achar apartamentos novos com quarto de empregada. Antigamente era tratado como um quesito necessário para as famílias, mas hoje em dia as pessoas preferem contratar diaristas, dispensando a presença de uma doméstica integralmente. Mas e os apartamentos antigos que possuem este cômodo e que não é mais utilizado? O que fazer?
Geralmente o quarto de empregada passa a ser o “quartinho da bagunça” ou uma dispensa, mas ele pode ser facilmente transformado em um ambiente extra, diferente e divertido. Basta ter ideias criativas e aplicar o trabalho.
Para as arquitetas Natália Meyer e Danielle Cortez, cada canto do imóvel é importante para a concepção do projeto. “O quarto pode ser explorado de acordo com as necessidades de cada cliente”, dizem.
Mas lembre-se, antes de tudo é necessário estudar a planta do imóvel, recomenda a arquiteta Christiane Roy. “É importante avaliar as possibilidades de inverter aberturas ou ampliar ambientes vizinhos, aproveitando esse cômodo”.
Fitness em casa – Estes cômodos, geralmente, são bem reduzidos. A ideia da arquiteta Gil Almeida é utilizar equipamentos versáteis, como o TRX, que acoplado à laje serve como fonte de diversos exercícios funcionais. Ela sugere, ainda, colocar espelhos para ampliar o ambiente e ajudar na malhação.
É possível fazer uma academia em casa em um espaço pequeno (Foto: Shutterstock)
É possível fazer uma academia em casa em um espaço pequeno (Foto: Shutterstock)
“É importante também incluir barras para alongamento, prateleiras aéreas para os demais acessórios como pesinhos, bolas de alongamentos e acessórios para yoga. Outra dica legal é a instalação de um som ambiente e uma TV que podem acrescentar mais animação ao ambiente”, sugere Gil.
Outra ideia é acrescentar o uso de sancas com luzes de LED, que podem ser utilizadas para a cromoterapia, além de proporcionar um efeito diferente no quarto. “Assim, no lugar de um espaço sem utilidade, você terá um ambiente de exercícios e relaxamento individual totalmente no conforto do seu lar e ainda pode ficar muito charmoso e atraente, assim não terá desculpas na hora de se exercitar”, completa a arquiteta.
Amplie um ambiente – Para fazer a ampliação, Christiane aconselha primeiramente a verificar a possibilidade de aumentar aberturas, invertendo portas ou criar janelas internas para tornar o uso dentro do quarto de empregada mais agradável.
“Como este ambiente é pequeno, vale investir em marcenaria planejada, pois otimiza o espaço e o custo não é tão alto”, diz Christiane.
Se a planta do apartamento permitir, é possível ampliar a cozinha e transformá-la no estilo americano (Foto: Pinterest)
Se a planta do apartamento permitir, é possível ampliar a cozinha e transformá-la no estilo americano (Foto: Pinterest)
Caso seja necessário tornar este espaço em um lugar onde o morador irá de fato passar parte do seu tempo, é muito importante garantir ventilação e iluminação. Se o uso for somente para manter organizados livros e papeis, com uso rápido e esporádico, uma boa marcenaria resolve, acrescenta a arquiteta.
“Como os apartamentos novos tem dormitórios cada vez menores, e por consequência, poucos armários, dependendo de onde este cômodo se localiza na planta, é possível inverter aberturas, transformando-o em closet ou roupeiro. Para este uso não é necessário preocupação com janelas”, finaliza Christiane.
Cantinho do hobby – Pensar em um espaço para trabalhos manuais ou para coleção de materiais pode ser uma boa dica, comentam Natália e Danielle. “Colecionar itens pode necessitar de algum espaço, que muitas vezes, não encontramos nas salas dos apartamentos”.
Para organizar, as arquitetas aconselham colocar uma bancada de trabalho e diversos organizadores instalados nas paredes, deixando tudo a mão para facilitar o trabalho.
“A iluminação adequada, a escolha de um piso mais aconchegante ou um tapete e uma poltrona confortável deixarão o ambiente mais agradável e funcional”, completam Natália e Danielle.
Por que não transformar o "quartinho da bagunça" em um espaço de trabalho organizado? (Foto: Pinterest)
Por que não transformar o “quartinho da bagunça” em um espaço de trabalho organizado? (Foto: Pinterest)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!! Ele é super importante!! Participe!! Você também faz parte deste Blog!!!