quinta-feira, 9 de abril de 2015

Saiba como e onde montar seu home-office

home-office
Aproveite o cômodo vazio para fazer um home-office (Fotos: Shutterstock)
Hoje em dia é cada vez mais comum para alguns profissionais fazer home-office algumas vezes por semana. Para isso, é preciso ter um local preparado para atender a essa necessidade, oferecendo conforto e ergonomia.
“Os home-offices são espaços que podem ser criados em áreas já preestabelecidas, como em um dormitório que não está sendo utilizado, ou pode ser improvisado utilizando espaços livres do apartamento ou da casa que não atrapalhem a circulação, como embaixo de escadas, em corredores com largura maior que 1,10cm, nos próprios dormitórios, com uma marcenaria bem elaborada, e até na varanda se a área tiver fechamento em vidro”, opinam as arquitetas Erica Mare e Juliana Junqueira.
Para o arquiteto Gerson Fernandes Brancalião, tudo vai depender do tamanho do local que se tem disponível para montar o home-office. “O ideal é que seja em um espaço entre 7 e 9 m², mas é possível também montar m lugares menores”, diz.
home-office embaixo da escada
O vão da escada é um bom lugar para montar um escritório em casa
Se o home-office for montado em um quarto vago da casa, as adaptações são menores. Um dormitório vago é ideal para isso, mas vale ressaltar que não dá para fazer reuniões com clientes ou fornecedores neste espaço, alerta Brancalião.
O primeiro passo é verificar se há tomadas suficientes no local para ligar aparelhos eletrônicos. Depois, deve ser providenciada uma boa bancada de trabalho, que deve atender às necessidades de quem vai trabalhar no local, além de uma estante e armários para guardar livros e documentos.
Se o home-office for em uma dependência de empregada ou na varanda, que tem um tamanho mais reduzido, além da preocupação com tomadas e iluminação, a sugestão é colocar uma mesa retrátil dentro de uma estante, já que assim é possível ganhar mais espaço no local.
home office varanda
Varanda pode ganhar ares de home-office e facilitar a vida de quem trabalha em casa (Foto: Reprodução/Pinterest)
A mesma ideia de mesa retrátil na estante pode ser usada em uma sala ou corredor, por exemplo, assim o móvel não fica à vista e o espaço fica bem mais confortável.
“Não aconselho que seja feito um home-office no dormitório, já que pode atrapalhar o sono. Imagine um casal em que o marido gosta de trabalhar de madrugada e a mulher levanta cedo? Isso pode ser bem incômodo. Mas se for um quarto grande, é possível montar um espaço para escritório. O importante é tentar manter a privacidade de quem quer dormir e o conforto para quem quer trabalhar”, argumenta Brancalião.
home-office no corredor
Corredor também pode servir para um pequeno home-office (Foto: Reprodução/Pinterest)
Independentemente do local, para Erica Mare e Juliana Junqueira, para ter um home-office o essencial é ter organização para que o espaço de trabalho seja aconchegante e prático e não atrapalhe a rotina dos moradores.
“Prateleiras ou móveis altos são uma boa sacada na hora de armazenar pastas e papéis. Caixinhas e organizadores deixam a mesa ou bancada de trabalho sempre livres, em ordem e com bom visual”, afirmam.
Segundo elas, uma cadeira ou poltrona aconchegante e uma luminária de mesa são itens necessários para tornar o trabalho mais produtivo. “Outra dica é montar esse espaço com objetos que tragam boas memórias, como fotos de viagens, livros, quadros e imagens de referências, tudo para deixar seu cantinho com personalidade e especial”, finaliza Erica.
home-office aconchegante
Home-office deve ser aconchegante por um melhor bem-estar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!! Ele é super importante!! Participe!! Você também faz parte deste Blog!!!