quinta-feira, 19 de março de 2015

Hortas em casa para quem gosta de cultivar plantas e ter temperos sempre à mão

Horta com puxadores para facilitar o deslocamento das plantas para outro local da casa  (Foto: Divulgação)
Horta com puxadores para facilitar o deslocamento das plantas para outro local da casa (Foto: Divulgação)
Rio de Janeiro – Da vivência no interior Mariana Guimarães trouxe o gosto pelo cultivo de plantas. Depois de se mudar para a capital carioca, a arte-educadora resolveu criar um cantinho em seu apartamento de Laranjeiras para ter cebolinha, alecrim e pimenta. Quem gosta de ter temperos frescos sempre à mão tem na horta caseira uma boa dica. E essa delícia pode ser desfrutada em ambientes pequenos de forma bem criativa.
“Um ponto importante é com relação à criação de espaços para o cultivo já que os apartamentos são cada vez menores. É possível aproveitar cantinhos, paredes e grades de varanda. Mas, é preciso que o lugar para a instalação da horta receba pelo menos duas horas diárias de sol. Isso aumenta a produtividade da planta. Como a horta demanda também atenção é importante que fique próxima. Para uma cliente, moradora de um apartamento grande, criei um carrinho de chá que podia ser levado da varanda para sala ou cozinha”, explica a paisagista Ana Paula Souza, responsável pelo projeto de horta de Mariana Guimarães e proprietária da Hortinha.
 
Para um apartamento compacto, Ana Paula projetou uma hortinha em canteiros móveis, na janela, com puxadores para facilitar a movimentação da janela para a bancada. Os vasos foram embutidos em cachepôs, evitando serem colocados diretamente sobre a madeira.
Fazer hortas produtivas em um apartamento é sempre um desafio. É preciso conciliar espaço reduzido com facilidade de acesso e conforto para a manutenção. Com este propósito, em Ipanema, a arquiteta Sophia Galvão colocou na varanda um biombo de bambu com jardineiras, onde um aparador debaixo do painel foi projetado junto com uma cadeira em madeira para a pessoa poder sentar e trabalhar. 
 
“O local da instalação da horta deve ter boa luminosidade e água disponível em quantidade e próxima ao lugar. Além disso, cada espécie de planta precisa de um tratamento específico, porque cada uma tem um ciclo diferente de crescimento. Por esse motivo é recomendável sempre buscar informações antes do cultivo”, lembra a arquiteta.
Inventividade é o que não falta. No projeto do arquiteto Duda Porto, uma hortinha foi criada na cozinha em caixas de madeira presas a um trilho na parede, que podem ser soltas e apoiadas na mesa. O manjericão ocupa o primeiro andar, enquanto o alecrim assume o segundo e pimentas o terceiro. 
Horta removível em cozinha
Horta removível em cozinha
“Criamos um trilho de madeira com prateleira para apoiar caixas, feitas de compensado naval e revestidas de laminado freijó, que podem ser removidas seja para a mesa da cozinha ou para onde houver maior incidência de sol. Para valorizar a horta, colocamos um espelho bronzeado e para que ela se mantenha sempre viçosa, aconselho que as plantas sejam regadas duas vezes por semana e borrifadas com água todos os dias’, diz o arquiteto Duda Porto.
Tempero é que não vai faltar, numa decoração onde cheiro e sabor também fazem parte do ambiente. Além disso, a horta caseira é livre de agrotóxicos e a variedade de temperos sempre à mão incentiva o preparo de pratos criativos. A comida acaba ficando mais cheirosa e saborosa com hortaliças frescas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!! Ele é super importante!! Participe!! Você também faz parte deste Blog!!!