segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

10 coisas para avaliar na vizinhança antes de escolher a nova casa

RIO — Quando você vai escolher um novo endereço, a prioridade é verificar se o imóvel agrada e cabe no bolso, não é mesmo? Mas há outro ponto que deve ser levado em consideração: a vizinhança. É mais ou menos como o casamento: diz o ditado que não se leva apenas o noivo ou a noiva, mas toda a família. Neste caso, o pacote inclui as adjacências.

A Forbes fez uma lista para quem busca imóvel para comprar ou alugar checar se o lugar que tem em mente é, de fato, uma boa opção. Confira:

Estilo de vida
Perceba qual o estilo da região e avalie o que tem a ver com a sua rotina. Se é uma região praiana, agitada ou calma, suburbana ou central. Um bairro mais afastado, mesmo que excelente, talvez não seja a melhor opção para um profissional jovem solteiro. E se ele quiser fazer um curso ou sair com os amigos? O mesmo vale ao contrário. Para uma família com crianças pequenas, é possível que uma área mais tranquila seja a melhor opção.

Crimes na região
Este é um dado bem relevante. A região que você está interessado tem muitos assaltos e roubos à residência? Vale considerar isso. Estas informações podem ser conferidas na internet mesmo, através de notícias. Lembre-se que nem sempre quem for te vender o imóvel vai falar sobre isso, então, é bom você se informar.

Serviços à mão
Aquele pão quentinho, um lanche rápido, facilidade para pegar um táxi ou um ônibus e farmácia perto de casa são sempre bem-vindas. Isso porque, mesmo que o morador tenha um carro, um dia pode ficar na mão e, se tiver funcionários, é provável que eles usem o transporte público. Avalie a distância da sua casa para os locais de oferta destes serviços. Pense no dia a dia e também numa emergência. A farmácia pode não ser tão próxima, mas faz entrega? E se tiver que descer do ônibus, como será em dias menos movimentados ou de chuva? Estas são considerações que devem ser levadas em conta.

Boas escolas
Outro item é a escola, para quem tem filhos. Não precisa ser na mesma rua, mas se for próximo significa agilidade, praticidade e custos menores. Ninguém quer perder tempo no trânsito com crianças ou carregar mochilas por uma distância muito grande, certo? Outra vantagem e estudar próximo à instituição de ensino é ter os colegas dos filhos próximos. Assim, vai sendo criado um círculo de amizade.

Atividades ao ar livre
Um ponto relevante: quais as ofertas de lazer próximo ao endereço de interesse? É bom ter por perto, seja de carro ou a pé, clubes, lugares para caminhar e fazer atividades físicas, que permitem uma melhor qualidade de vida.

Vida noturna
É um item que pode ser bom ou ruim dependendo do seu estilo de vida. Se você gosta de sossego, veja se ao lado ou embaixo do seu imóvel não tem um bar, por exemplo. Já se gosta de comer fora e encontrar amigos em bares próximos de casa, busque um lugar que lhe permita isso. E importante, sem gastar muito com táxi toda vez que for sair.

Acesso médico
No caso de membros da família serem crianças, pessoas de idade ou com algum problema de saúde, este é um item que deve ser altamente levado em consideração. Estar perto de clínicas e hospitais pode ser crucial para moradores que precisam de um cuidado extra.

Estacionamento
No Rio, em especial, onde nem todos os prédios têm vagas de garagem suficientes para o número de carros por apartamento, vale considerar o que fazer nestas horas. O ideal é ponderar na ponta do lápis se é melhor pagar mais por um imóvel com a garagem, ou se a solução pode ser um apê mais em conta e o aluguel de uma garagem, ou ainda o pagamento mensal de um estacionamento rotativo.

Trânsito
Talvez não seja relevante para algumas cidades, mas para as metrópoles, é sim! O trânsito na capital carioca já costuma ser intenso. Em alguns bairros e trechos, então, pode significar horas e mais horas perdidas. Vale lembrar que o tráfego não está necessariamente ligado à distância. Você pode gastar uma hora e meia para ir do Centro à Ipanema ou do Centro à Região Serrana, por exemplo. Isso vai depender do trajeto e dos seus horários.

Família e amigos
Seja um jovem executivo ou uma família com três filhos, estar próximo de quem faz parte do seu convívio facilita (e muito) o dia a dia. Além de economizar, claro. Imagina ter que levar os filhos para a casa da avó todos os dias em outro bairro antes de ir trabalhar. Ou de ter a maior parte dos amigos em outra zona da cidade. Pode até parecer insignificante para alguns, mas isso faz toda a diferença no dia a dia.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!! Ele é super importante!! Participe!! Você também faz parte deste Blog!!!