terça-feira, 28 de outubro de 2014

Imóvel na planta é para quem pode esperar

O imóvel na planta é uma boa opção para quem não tem urgência em mudar de residência. Atrasos na entrega das chaves podem acontecer e não são incomuns. Por isso, quem optar por esse tipo de imóvel não deve ter pressa ou data específica para fazer a mudança.
Quem compra um apartamento na planta não pode financiá-lo através de bancos por não ter o Habita-se (documento emitido apenas no fim da construção que alega que o imóvel foi feito seguindo todas as exigências e pode ser habitado). Inicialmente o valor é parcelado pago diretamente às construtoras durante todo o tempo de construção. Neste caso, as parcelas pagas às construtoras não tem incidência de juros, mas sofrem correção segundo o índice Nacional de Custo da Construção (INCC).
Para evitar aborrecimentos, é importante fazer uma pesquisa sobre o histórico da empresa. Foto: Shutterstock.
Para evitar aborrecimentos, é importante fazer uma pesquisa sobre o histórico da empresa. Foto: Shutterstock.
O valor indicado no contrato vai aumentando até o imóvel ficar pronto e você passar o financiamento para o banco. Especialistas do mercado imobiliário afirmam que é comum as construtoras oferecem um desconto para pagamento adiantado, mas eles alertam que não é um bom negócio efetuar pagamento adiantado, pois muitos problemas podem acontecer antes da entrega do imóvel. Vale lembrar também que se a entrega do imóvel atrasar é ilegal continuar corrigindo o valor pelo INCC.
A segurança de um bom negócio começa mesmo com a escolha da construtora e incorporadora. Pesquise, analise o histórico da empresa. Pesquise no Conselho Regional de Engenharia e no Procon se há processos e se a obra está regularizada junto à prefeitura com alvará, registros e projetos anteriores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!! Ele é super importante!! Participe!! Você também faz parte deste Blog!!!