sexta-feira, 13 de junho de 2014

Reclamações sobre compra de imóvel na planta crescem 27% em um ano, diz Ibedec

Checar os materiais que serão usados é uma das dicas para quem vai fechar contrato.
Para quem sonha em ter seu próprio imóvel e não tem urgência em se mudar, comprá-lo na planta é a melhor opção, uma vez que os preços são mais baratos em comparação a um apartamento pronto. Entretanto, não é tão simples assim. De julho de 2013 para cá, o Instituto Brasileiro de Estudos e Defesa das Relações de Consumo (Ibedec) registrou aumento de 27% nas reclamações afins. Por dia, são cerca de dez queixas. A maioria, segundo o presidente do órgão, José Geraldo Tardin, diz respeito a atraso na entrega e a vícios no apartamento.
Para evitar que o sonho se torne pesadelo, especialistas enumeram como principais cuidados, antes da compra, verificar a idoneidade da construtora e analisar detalhadamente o contrato. Checar, inclusive, os materiais que serão usados e sua qualidade.
— Entre as principais recomendações na compra do imóvel na planta, estão verificar atentamente a documentação e se informar se aquele projeto tem aprovação na prefeitura. Outra dica importante é conferir o histórico da construtora. Além disso, orientamos o cliente a observar os materiais que serão usados, que constam do memorial descritivo, como pisos, metais e loucas, por exemplo — afirma Sandro Sawala, diretor da Sawala Imobiliária.
E, de acordo com o presidente do Ibedec, o ideal é pedir a um engenheiro que faça uma vistoria e laudo técnico sobre as condições do prédio no dia da entrega:
— O vício de metragem é o mais comum. É importante ter alguém habilitado que faça uma perícia de cada detalhe.
Bruno Teodoro, diretor da Estrutura Consultoria, correspondente imobiliário da Caixa Econômica, acrescenta que em relação às referências da construtora, é importante se informar sobre empreendimentos anteriores:
— Deve-se pegar referências, conversar com pessoas que já tenham comprado e ver se estão satisfeitas, se tudo foi entregue com qualidade e no prazo prometido. É preciso também verificar se o corretor que atende é devidamente credenciado pelo conselho regional.
Mas Tardin também chama atenção para uma das grandes falhas cometidas por interessados na hora de adquirir o imóvel: muitas pessoas compram por impulso sem saber quanto podem comprometer de sua renda.
— Hoje mesmo, um comprador nos procurou porque deu 10% de sinal sem ter realizado previamente uma simulação de crédito. Ao avaliar sua condição, o banco viu que só poderia financiar parte do valor total do imóvel, e ele não tinha o restante. Isso acontece todos os dias — alertou o presidente do Ibedec, nesta segunda-feira.

Cuidados na compra de um imóvel na planta.
— Antes de tudo, faça uma simulação de crédito no banco para saber o que poderá ser financiado e quais são as reais condições de comprometimento da sua renda;
— Leia atentamente o contrato e suas cláusulas. Verifique o prazo da entrega e também qual o material prometido para ser usado na obra que constam no memorial descritivo, como pisos, metais e louças;
— Verifique junto à prefeitura se o projeto tem aprovação;
— Busque referências da construtora. Se possível, converse com pessoas que já tenham comprado para ver se estão satisfeitas, se tudo foi entregue com qualidade e no prazo prometido;
— Vale consultar ainda se os índices de reajuste estão corretos. O índice para correção anual de parcelas, do pagamento nas chaves e do saldo devedor pode ser o INCC (Índice Nacional de Custos da Construção) ou o CUB (Custos Unitários Básicos de Construção);
— No dia da entrega, o ideal é que contratar um engenheiro que faça uma vistoria e laudo técnico sobre as condições do prédio.
Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!! Ele é super importante!! Participe!! Você também faz parte deste Blog!!!