Afinal, o que faz um designer de interiores
Gostaria de iniciar com uma das dúvidas mais comuns que as pessoas me perguntam. E seria exatamente entender qual a função de um Designer de Interiores.
Design de interiores e decoração, qual a diferença?  Para ser sincera, o termo designer de interiores é algo recente. Antigamente as pessoas tratavam o profissional de interiores por decorador. Não que o termo decorador ou decoração esteja errado, mas a meu ver, não abrange por completo o que é a profissão.
O designer de interiores é um profissional que cuida do interior dos ambientes. Ele busca entender e planejar os espaços atendendo as necessidades e desejos do usuário. Acho que a decoração é uma parte do processo, muito importante, mas não é tudo, principalmente por antes da decoração existir um grande trabalho prévio.
Um trabalho de design de interior pode ser dividido em duas etapas principais com características diferentes. Seria planejamento e execução. Sei que parece algo simples, mas não é. Em meu trabalho chamo estas etapas de projeto e acompanhamento.
O projeto engloba toda a parte das ideias e soluções baseadas nas necessidades de cada cliente. O projeto seria a representação técnica destas ideias, é composto por plantas, memoriais, referencias, esquemas, 3Ds, etc.  Sempre digo que é algo fundamental em qualquer ação, e na área de interiores não é diferente. Como você vai começar algo se não sabe onde quer chegar.
Pelas especificações do projeto é que podemos obter orçamentos de serviços e produtos, fazer escolhas em termos de proporção, cor e materiais.
A segunda etapa, o acompanhamento, é onde o que foi projetado se torna real. É um conjunto de tarefas como escolha de fornecedores, tomada de orçamentos, visitas à obra, escolha de amostras, controle de cronograma, visitas as lojas de mobiliários e objetos e decoração final.
Para ilustrar trouxe algumas fotos de detalhes de alguns trabalhos:
o-que-faz-um-designer-de-interiores-5
o-que-faz-um-designer-de-interiores-1
o-que-faz-um-designer-de-interiores-2
o-que-faz-um-designer-de-interiores-3
o-que-faz-um-designer-de-interiores-4