sexta-feira, 30 de maio de 2014

Iluminação, a alma do projeto

*Por Marina Carvalho
Há muitos anos atrás, quando comecei a estudar Design de Interiores, tive um professor que me inspirou e inspira até hoje. Ele sempre afirmou que a iluminação é a alma do projeto.
Qualquer ambiente sem uma boa iluminação não tem vida, não tem personalidade, não tem emoção. Além disto, um ambiente mal iluminado pode prejudicar nosso rendimento e nossa saúde, causando problemas de visão, dor de cabeça, etc.
Na matéria desta semana vou dar dicas simples para criar ambientes agradáveis e adequados a cada uso:
Cor da luz
mari1
Sempre optar por lâmpadas na cor branco quente (3000k) e nunca fria (6500 E 8000k).
Além de distorcer as cores dos objetos e comidas, a luz branca fria é muito cansativa. Ela é normalmente utilizada em ambientes corporativos onde as pessoas precisam de atenção e produtividade.
Já a luz branca quente (3000K) é muito mais confortável e aconchegante, sendo indicada para todos os ambientes
Escolha das luminárias
Trilho com spots direcionáveis
mari2
Vai depender do tipo do teto, isto é, se laje ou forro de gesso. Se for laje é melhor optar por luminárias de sobrepor, aquelas que são fixadas diretamente na laje. Neste caso, prefiro as luminárias de trilho, com a possibilidade de se colocar vários spots, até com diferentes tipos de lâmpadas direcionáveis (vamos explicar sobre elas abaixo).
Se sua casa tem forro de gesso, você pode brincar com a iluminação. Neste caso existem mais opções, como luminárias embutidas, sancas iluminadas, etc. Mas, se você prefere os embutidos, opte por luminárias brancas, pois elas vão simplesmente desaparecer no forro branco. E as direcionáveis, que lhe permitem iluminar diretamente um quadro ou decoração especifica.
Projetos
Para valorizar o painel de madeira de demolição, optamos por luminárias embutidas, brancas e direcionáveis.
mari3
Projeto: Marina Carvalho | Arquitetura
Foto: Marcelo Magnani
Neste caso foi colocada uma sanca no forro, ou cortineiro iluminado, valorizando as persianas de madeira
mari4
Projeto: Marina Carvalho | Arquitetura
Foto: Marcelo Magnani
Escolha das lâmpadas
Existem diversas opções, com diferentes características e indicações. Vou abordar 3 tipos, os mais usados nas residências.
AR 70: É uma luz direta, com facho de luz bem marcado, do tipo cenográfico, pois sua luz é mais dramática. É indicada para hall de entrada, lavabo, sala, ou algum lugar que você queira dar destaque, valorizar algum item de decoração, como um quadro, uma estátua, papel de parede, etc.
Neste caso, temos a AR 70 (4), com facho de luz bem concentrado. E a sanca, com luz indireta, para uma iluminação mais geral e aconchegante.
mari5
Dicróica: Esta já é uma luz geral, com facho mais aberto do que a AR70. É indicada para iluminar quartos (perto dos armários para proporcionar boa visão das roupas), corredores, salas, etc.
mari6
LED: Comparado com as outras, o LED é o que existe de mais moderno no mercado. Apesar de mais caro, seu custo com a manutenção cai bastante. Particularmente acho que sua qualidade de luz, ainda não se compara a AR70 e a dicroica. Costumo indicar a fita de LED para valorizar móveis de marcenaria.
mari7
Projeto: Marina Carvalho | Arquitetura
Foto: Marcelo Magnani
Este é um assunto bastante amplo e conta com vários exemplos e possibilidades. É impressionante com uma boa iluminação faz diferença no ambiente deixando-o muito  mais agradável e aconchegante. Além disto, permite se criar diferentes cenários, para diferentes ocasiões.
Ex: uma luz mais intimista se for para uma festa, ou uma luz mais indireta se for um filme. Você vai poder se divertir criando climas e cenários.
Então mãos a obra!
* Marina Carvalho é formada em Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores, com MBA em gestão de projetos na FGV. Ela tem seu próprio escritório, o Marina Carvalho/ Arquitetura, onde faz parceria com diversas construtoras, oferecendo desde a concepção até a elaboração de projetos de decoração para os apartamentos decorados e áreas comuns, além de desenvolver projetos e acompanhar obras residenciais, comerciais e corporativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!! Ele é super importante!! Participe!! Você também faz parte deste Blog!!!