domingo, 13 de abril de 2014

Prepare o seu jardim para o outono

Saiba quais são os cuidados a tomar para que suas plantas fiquem bonitas e saudáveis

O outono começa no dia 20 de março. Durante o verão, quando os termômetros registraram altos índices de temperatura, além das pessoas, que sofreram com o calor, quem mais sofreu foi o seu jardim.
Aposte em espécies que suportem o frio (Fotos: Thinkstock)
Com a chegada do outono surgem dias mais frios. Com as baixas temperaturas, é possível apostar em espécies que suportem o frio, como a azaléia, a sálvia e a quaresmeira.
Segundo Anselmo Augusto de Castro, professor do curso técnico em Paisagismo do Senac Santa Cecília, algumas plantas precisam ficar protegidas do vento e do frio.
“Crie barreiras contra o vento para as espécies recentemente plantadas”, orienta. Castro também explica que essa é a época limite para fazer o transplante de árvores e arbustos grandes.
Período é ótimo para realizar a limpeza e adubação no jardim
O momento também é ótimo para realizar a limpeza e adubação no jardim. Elimine insetos e ervas daninhas que possam ter invadido os canteiros e vasos. Folhas e galhos secos devem ser retirados. Uma boa poda é bem-vinda, inclusive a de manutenção de cercas vivas. É recomendável também dividir e replantar as touceiras muito grandes.

Castro recomenda retirar plantas de verão de ciclo curto, como petúnia e zínia. Folhas caídas devem ser recolhidas para preparar adubo verde (composto orgânico).
Limpe sempre a superfície de lagos ornamentais pois levam muita matéria orgânica à água
“Limpe sempre a superfície de lagos ornamentais. Retire o excesso de folhas, pois podem trazer muita matéria orgânica à água, propiciando o aparecimento de algas”, adverte. Ralos e calhas também devem ser limpos.
É preciso fazer a adubação de plantas perenes que florescem na estação
O professor explica que o final da estação é a melhor época para o plantio da maioria das plantas de bulbo que florescem no final do inverno e começo da primavera, como o narciso. Também deve ser feita a adubação de plantas perenes que florescem na estação, caso da flor-de-maio, e no inverno, como áster, azulzinha, boca-de-leão e calêndula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!! Ele é super importante!! Participe!! Você também faz parte deste Blog!!!