terça-feira, 12 de novembro de 2013

Veja como decorar o hall do elevador

É preciso consultar o condomínio sobre as regras, mas o ambiente pode ficar charmoso sem muitos gastos
Quem mora em apartamento e pretende dar um toque especial ao hall do elevador precisa, inicialmente, levar em conta se o espaço é privativo ou de uso comum. Segundo a arquiteta Laurimar Coelho, no primeiro caso, é possível personalizar o ambiente com uso de móveis e objetos decorativos pessoais.

O uso de espelho é fundamental devido ao tamanho do hall, indicam especialistas (Fotos: Divulgação)
“Mas se o hall atender a dois ou mais apartamentos é preciso consultar os moradores e verificar se há ou não a possibilidade de realizar um projeto que agrade a todos”, aconselha. Para ela, materiais como papéis de parede, iluminação embutida e espelhos são boas pedidas.
Se o espaço contém muitas interferências, como tampas de quadros de luz e força, por exemplo, é possível ousar mais com a adoção de painéis removíveis para camuflá-los. “Mas deve-se previamente consultar os responsáveis pelo condomínio para verificar se o uso desses recursos é ou não permitido”, orienta.
Laurimar recomenda que seja feita uma reunião entre os moradores para decidir que tipo de decoração será mais conveniente. “O projeto ideal é o que atende ao gosto de todos e principalmente o bolso”, ressalta. Para ela, cores neutras suaves e claras são ideais para deixar o espaço mais elegante, sem interferir na decoração interna de cada apartamento.
Cores neutras suaves e claras são ideais para deixar o espaço mais elegante, sem interferir na decoração interna de cada apartamento
“É importante salientar que equipamentos de segurança, como extintores ou mangueiras de incêndio, não devem ser retirados e quadros de inspeção jamais devem ter o acesso fácil e rápido comprometido por qualquer item decorativo”, adverte Laurimar.
Na opinião da arquiteta Elaine Delegredo, o uso de espelho é fundamental devido ao tamanho do hall, assim como a iluminação com foco para algum objeto, como um vaso sobre um aparador.
“Se não houver verba para um papel de parede, pode-se utilizar uma cor diferenciada para pintar as paredes”, sugere.
Ela lembra que é preciso tomar cuidado para não obstruir a passagem para a escada e o elevador e também não é recomendada a exposição de objetos fáceis de serem levados embora.
É possível personalizar o ambiente com uso de móveis e objetos decorativos (Foto: Spaço Interior)
Para as arquitetas Ana Rozenblit e Sabrina Borges Salles, as pinturas especiais, como o efeito marmorato, dão um toque especial aos ambientes sem gastar muito.
“Além das pinturas especiais, os papéis de parede sempre são bem-vindos. Embora um pouco mais caros, valem o investimento para essa área tão nobre e ao mesmo tempo pequena da casa”, avaliam.
As arquitetas reforçam que é preciso verificar se a área do hall social faz parte ou não da área do apartamento. “Caso faça, o morador pode fazer as alterações desejadas, desde que pré-estabelecidas em assembleia de condomínio. Normalmente é permitida a troca de revestimentos, portas e iluminação, mas há casos de prédios que não permitem qualquer mudança no hall, mesmo que privativo”, explica Ana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!! Ele é super importante!! Participe!! Você também faz parte deste Blog!!!