quinta-feira, 27 de junho de 2013

Antes de vender um terreno vamos entender o que é o EVT (Estudo de Viabilidade Técnica)

Muitas vezes recebemos terrenos para vender e a pessoa não sabe o que pode ser aprovado naquele local ou nem mesmo se é possível construir lá uma loja, torre comercial ou uma indústria. O ideal, ou seja, o melhor dos mundos, seria a contratação de um estudo de viabilidade técnica, popularmente chamado de EVT, que é nada mais do que um “raio X” do que pode ser construído efetivamente naquele terreno.
São levados em consideração índices como taxas de ocupação, coeficiente de aproveitamento, recuos, zoneamentos (define uso e ocupação do solo para cada área da cidade), gabaritos (alturas máximas permitidas), entre outros. O EVT completo permitirá também checagem nos órgãos públicos que analisam os chamados “melhoramentos” (desapropriações e benfeitorias publicas), além de órgãos do Patrimônio Histórico (Tombamentos).
terrenos
Um bom profissional que realiza o EVT trabalha também em parceria com assessores da área do Meio Ambiente, como engenheiros ou arquitetos especializados no ‘‘Verde”, que poderão checar, por meio de levantamento planialtimétrico e arbóreo, o tipo de vegetação e suas interferências.
Um EVT de uma área numa cidade onde existe uma Lei de Zoneamento e todas as informações claras leva-se de 15 a 30 dias para a sua execução. Já um EVT para uma gleba fora das capitais, onde será desenvolvido um loteamento residencial, por exemplo, é um pouco mais complexo, pois envolve consultas na Prefeitura, Estado e Órgãos Federais. Logo o prazo para conclusão é maior, podendo chegar a 90 dias.
A dica que fica para quem for trabalhar com terrenos, antes de qualquer coisa, é contratar um profissional para fazer este estudo. O investimento é baixo e a segurança é alta. Caso não seja possível, se este terreno à venda for na cidade (não for rural), solicite ao dono a capa do IPTU do ano atual e sempre uma cópia da matrícula do imóvel (uma espécie de “carteira de identidade do imóvel”).
Com estes documentos já é possível iniciar alguns estudos de zoneamento e solicitar a quadra fiscal (documento público que representa a localização exata de um imóvel de acordo com o seu número de inscrição na Prefeitura -cadastro de contribuinte, popularmente conhecido como número de IPTU) junto à Prefeitura, onde podemos analisar a configuração do lote à venda e vizinhos.
Estas informações permitirão à pessoa que comprar um imóvel analisar o uso do local, se poderá abrir uma clínica, uma escola ou até mesmo morar no local, ou se uma incorporadora poderá construir um prédio comercial, por exemplo.
Vale lembrar que somos profissionais do ramo imobiliário e como técnicos temos que ter embasamento do que realmente pode ou não pode, e quanto mais sabemos sobre o que estamos vendendo, mais chances de efetivar a venda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!! Ele é super importante!! Participe!! Você também faz parte deste Blog!!!