sexta-feira, 17 de julho de 2009

Como identificar os estágios que se encontram os empreendedores?

- Conclusões extraídas pelo professor Ricardo Guimarães de uma entrevista com o lendário Tom Schreiter (Big Al) em "Entrevista com Milionários" por Chris Zavadowski.


Existem três estágios distintos de distribuidores que atuma em marketing de rede. Cada qual possui características básicas e por isso é
fácil identificá-los.

O primeiro estágio se caracteriza por distribuidores que aderiram ao projeto, mas ficam em casa assistindo TV, não fazem nada e ficam
esperando as coisas mudarem. Provavelmente você identifique alguém assim na sua organização. Essas pessoas compram o kit, não fazem nada e
ficam esperando algo acontecer. Não consigo imaginar que estas pessoas sejam pessoas realizadas, mas provavelmente de alguma forma devam
estar se divertindo com a TV.

O segundo estágio se caracteriza pela “tentativa e erro”. Esses são os que estão há meses no negócio sofrendo por estarem tentando, e sem
obter os resultados esperados. É uma fase muito frustrante, pois muita energia é empregada sem a devida recompensa. Não se ganha dinheiro,
sente-se rejeição e um sentimento de fracasso acompanha o persistente empreendedor que se recusa à rendição. Não há nada de errado com esse
estágio para aqueles que conseguirem encontrar os meios certos ou que acordarem para sua realidade – isso ocorrendo, eles serão ótimos
distribuidores no terceiro estágio, caso contrário será bem provável uma desistência a qualquer momento.

O terceiro estágio é composto pelos empreendedores que buscam o caminho curto. Eles estão em busca de aprender exatamente o que dizer e como
dizer. Esses são os líderes ou líderes potenciais. Qual é então o caminho mais curto no marketing de rede? Aprender daqueles que
sobreviveram ao segundo estágio e acumularam experiência. Só que essas pessoas foram marcadas pelos arranhões da selva e por vezes carregam
essas cicatrizes que as deixam pessoas amarguradas. Daí ser muito mais fácil treinar pessoas que se caracterizem pelo perfil do terceiro
estágio, ou seja, elas são ensináveis e não desejam sofrer – elas querem ser bem-sucedidas com menor sofrimento (não necessariamente menor
esforço).

Digamos que você vá tentar motivar e treinar o primeiro grupo. É muito provável que não vá ganhar a atenção dessas pessoas, já que elas
preferem assistir ao noticiário, novela ou Big Brother. Se você tentar treinar o segundo grupo, eles também não lhe darão atenção, pois
continuarão no seu processo de tentativa e erro, podendo até agir rudemente com você. Afinal, o orgulho lhes cega para suas boas intenções.
Já o terceiro grupo é fácil de reconhecer, já que essas pessoas estão sedentas pelo que você tem a ensinar-lhes. Esses distribuidores são os
que não estão sempre presentes nas sessões de treinamento, estão constantemente lendo e buscando informações na Internet sobre seus
produtos e oportunidade. São eles que ouvem as repetidamente as palestras no carro, lendo os livros indicados por seus mentores e buscando
trocar informações com sua linha ascendente sobre seu desempenho.

Minha recomendação é que você concentre suas energias nos distribuidores que se encontram no terceiro estágio. Sua missão como líder é
formar líderes, e não conseguirá seu objetivo se você se concentrar nas pessoas do primeiro e segundo estágio, infelizmente. Daí eu
recomendar que você seja criterioso na escolha das pessoas que coloca na sua organização, pois do contrário terá que deixar gente para trás,
e a meu ver isso é triste, muito triste, porém absolutamente necessário. Em resumo, foque no seu objetivo que é formar líderes, começando
por você mesmo. Adquira os conhecimentos que seu líder possui, absorva dele o que ele tem para lhe dar, pois se ele for um bom líder, é
exatamente isso o que ele espera que você faça.

Se você ainda não tem um grupo de pessoas para liderar, então lhe resta prospectar a fim de obter esse grupo de pessoas, para então poder
lhes dar o suporte que você recebe.

Um bom teste para saber se você tem um distribuidor que é um líder potencial é lhe dar alguém para ele treinar. Se ele se dedicar a essa
pessoa com todo o espírito servidor, é porque ele é um líder potencial. Agora falta ensiná-lo e a cobrar que ele seja bem-sucedido em
prospecção para que ele possa ensinar sua equipe a fazer o mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!! Ele é super importante!! Participe!! Você também faz parte deste Blog!!!